Por Aghata Valendolf 

1/8

CONHEÇA 4 NOMES DA ARQUITETURA BRASILEIRA

September 17, 2018

Em homenagem e fazendo uma rápida retrospectiva da arquitetura nacional, veja nossa lista com cinco nomes consagrados de arquitetos brasileiros e suas obras.

 

#1 Paulo Mendes Rocha

 

Paulo Archias Mendes da Rocha, nascido em Vitória (ES) a 25 de outubro de 1928, costuma dizer que foi criado vendo a engenhosidade do mundo. Ouvia em casa que poderia fazer um porto e até um navio. O avô, Francisco Mendes da Rocha, dirigiu o serviço de navegação do Rio São Francisco, conhecido como “Rio da Unidade Nacional”, e depois a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O pai, grande engenheiro, tornou-se a partir dos anos 1940 um respeitado professor de Naval e Recursos Hídricos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mendes da Rocha formou-se acreditando na capacidade do homem de intervir na natureza de forma criteriosa. Em suas próprias palavras, “a primeira e primordial arquitetura é a geografia”. (https://paulomendesdarocha.wordpress.com/perfil/)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu Brasileiro da Escultura (Mube), Inaugurado em Maio de 1995. São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ginásio do Clube Atlético Paulistano, São Paulo. 1961

 

 

#2 João Baptista Vilanova Artigas

 

Artigas é de casa... e também da cidade. Experimentações formais e uma vocação para unir as pessoas no espaço definem o legado do arquiteto João Batista Vilanova Artigas. João Batista Vilanova Artigas foi um arquiteto brasileiro cuja obra é associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola paulista. Embora tenha nascido na cidade de Curitiba, Artigas é considerado um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo, seja pelo conjunto de sua obra aí realizada, seja pela importância que teve na formação de toda uma geração de arquitetos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segunda Residencia do Arquiteto em 1949, São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edificio Louveiras, 1946. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edificio da FAU-USP, São Paulo 1969

 

 

#3 João Filgueiras Lima, Lelé

 

João Filgueiras Lima, o Lelé, nasceu no Rio de Janeiro no dia 10 de janeiro de 1932. Estou na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde se formou arquiteto em 1955. Durante a construção de Brasília, no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, Lelé desenvolveu vários projetos ao lado de Oscar Niemeyer, e outros de autoria própria. Ainda nos anos 1970, Lelé passou a dar mais atenção a eficiência construtiva de seus projetos, procurando construções rápidas, limpas e sustentáveis. De projetos em sistemas pré-moldados de concreto armado e protendido, em Brasília, Lelé passou por experiências com elementos autoportantes de argamassa armada, em várias cidades do Brasil, chegando finalmente ao sistema leve em aço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hospital Regional de Tanguantinga.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hospital Sarah Kubitschek Salvador, 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hospital Sarah Kubitschek Salvador, 1994

 

#4 Oscar Niemeyer

 

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu do Olho ou MON 2002, Curitiba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palácio da Alvorada, Palácio do Planato, Edificio do Congresso Nacional do Brasil, 1960, Brasilia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja de São Francisco de Assis Oscar Niemeyer 1943, Belo Horizonte.

 

 

Vocês já conheciam esses arquitetos ou suas obras?

Deixe nos comentários.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

8 POLTRONAS E CADEIRAS COM DESIGN INCRÍVEL

September 3, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 7, 2019

October 3, 2019

October 1, 2019